sábado, 22 de setembro de 2012

6. ENCHENTES (2)



 (PUBLICADO NO JORNAL CIDADE DE GUARUJÁ Nº 44)





A foto nos mostra, grosso modo no interior do traço vermelho, a bacia de contribuição ao Rio do Peixe e canal da D. Pedro. A extrapolação da curva de crescimento urbano da região nos leva a crer que, em no máximo 20 anos, toda a região dentro do perímetro marcado em vermelho estará construída e impermeabilizada (*) com exceção, naturalmente, da área inclinada dos morros. A esquerda do canal artificial existe a serra, bastante inclinada, que contribuirá para a diminuição do tempo de concentração das águas da chuva. Segundo o projeto, provavelmente feito pelo DNOS em 1982, o canal artificial foi calculado para recolher as águas da margem esquerda somente. Todas as outras, à direita, deverão ser encaminhadas para o Rio do Peixe, completamente estrangulado na entrada do Jardim Acapulco que durante chuvas mais intensas poderá ficar completamente inundada.

 Os terrenos circunjacentes aos do Jardim Virginia distam, em media, 1500 m da praia e, no mínimo, 6000m da foz do Rio do Peixe. Por isso, para conduzir as águas pluviais originadas nessa região, a declividade em relação ao Rio do Peixe será 4 vezes menor do que em relação à praia, o que, para manter a vazão, exigirá uma calha maior para o Rio do Peixe.  Ainda que não fosse por motivos técnicos, é muito mais econômico utilizar o caminho mais curto para o escoamento das águas pluviais.


(*) É preciso muito cuidado quando se utiliza o coeficiente de impermeabilização do solo no cálculo de drenagem em locais com elevados níveis de lençol freático. Já ocorreu no Guarujá chover fraco durante uma semana inteira e, em seguida, ocorrer uma precipitação intensa que ocasionou enchente. Nesse caso o solo estava inteiramente impermeabilizado, não por construções etc., mas simplesmente estava encharcado. Às vezes é preferível desconsiderar qualquer infiltração possível isto é, não considerar o coeficiente de impermeabilização. 


Um comentário:

  1. E imperioso que permita percolacao do solo e mantenha áreas naturais para absorver água

    ResponderExcluir