quinta-feira, 4 de abril de 2013

27. ENCHENTE (5)




A gênese de nosso litoral arenoso se iniciou provavelmente 15000 anos atrás. Pela sua especial formação trata-se de terreno nivelado o que torna bastante difícil o esgotamento das águas das chuvas. Isso significa que canais construídos paralelos à praia não terão diferença de nível capaz de proporcionar velocidade de fluxo, em decorrência, as secções calculadas para o esgotamento das águas serão sempre muito grandes. No caso de Pitangueiras e Enseada, no Guarujá, tais canais poderiam ser dispensáveis a menos que sirvam para equalizar níveis entre dois canais perpendiculares à praia e, nesse caso, deveriam fazer parte de um projeto global onde tal função fique especificada. A utilização de tubulação em nível para escoar águas pluviais é altamente desaconselhável e se constitui no motivo maior das enchentes nas cidades brasileiras. Em terrenos quase nivelados transformar canais abertos em tubos ou galerias de difícil acesso, é marcar data para a próxima inundação.

 A maior importância de se buscar a auto-limpeza e, portanto, uma declividade de 0,0025m/m, se prende ao fato de que dificilmente o poder público faz manutenção de qualquer coisa, muito menos da infra estrutura de drenagem. (Foto 1.)  A coisa fica triste quando algum esperto resolve tubular ou cobrir canais, impossibilitando a manutenção e, além disso, tenha se esquecido das aulas de hidrodinâmica e introduza curvas de 90° para dificultar o fluxo de água. A boa técnica recomenda que em locais onde não haja diferença de níveis convenientes sejam feitos canais abertos, como na Florida, EUA.

A foto nº 2 nos mostra a fórmula para calcular a rugosidade em um determinado trecho de canal. Em projetos sérios é costume se levar em conta o coeficiente de rugosidade, mas não creio que essa sutileza de cálculo possa servir para alguma coisa em nossas cidades, completamente carentes do mais comezinho serviço de manutenção. Conforme se pode ver na foto nº 1, Horton e Einsten perderam completamente seu tempo porque o leito de rios, canais e tubos sempre estão cheios de lixo, pedras ou completamente tomados pelo mato de modo a tornar qualquer coeficiente de rugosidade adotado completamente ineficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário